
Em 2017 realizamos uma viagem inesquecível a dois dos destinos mais visitados no mundo: Orlando, nos Estados Unidos e Cancún, no México.
Desde que começamos a planejá-la e durante a sua realização, tomamos nota do máximo de informações possíveis, para que um dia pudéssemos compartilhar a nossa experiência aqui no blog.
Por conta da correria do dia-dia, não conseguimos postar com a agilidade nem com a frequência que gostaríamos. Porém, desenvolvemos este post com muito carinho. Ele contém detalhes que com certeza serão de muita utilidade, especialmente para quem pretende elaborar o próprio roteiro.
Esperamos contribuir para que você, leitor, tenha a oportunidade de aproveitar a sua viagem da melhor maneira possível.
O Rascunho

O planejamento da nossa viagem começou no início de 2017, com várias buscas na internet. A princípio, Orlando seria nosso único destino. Neste momento, as informações mais relevantes iam direto para uma planilha de viagem. Nestas pesquisas, descobrimos que na baixa temporada, entre os meses de setembro a novembro, as filas são menores e os custos são mais acessíveis. Assim, poderíamos aproveitar melhor as atrações de cada parque e ainda economizar uma graninha.
De posse destas informações, definimos a data da viagem e o orçamento em algumas semanas. Além disso, incluímos mais um destino: uma escala em Cancún, no México, para seis noites e sem alteração no valor da passagem.
O Roteiro
Nossa viagem ocorreu entre os dias 22 de setembro e 08 de outubro de 2017, seguindo o roteiro abaixo:
1º Dia – São Paulo – Orlando
2º Dia – Magic Kingdom
3º Dia – Disney’s Hollywood Studios
4º Dia – Disney’s Animal Kingdom
5º Dia – EPCOT
6º Dia – Livre/Compras
7º Dia – Sea World
8º Dia – Universal Studios + Halloween Horror Nights
9º Dia – Universal’s Volcano Bay
10º Dia – Universal’s Islands of Adventure
11º Dia – Orlando – Playa del Carmen
12º Dia – Xcaret
13º Dia – Tulum/ Xel-há
14º Dia – Chichén Itzá/ Cenote Ik-Kil
15º Dia – Playa del Carmen – Cancún + Coco Bongo
16º Dia – Isla Mujeres + Nado com Golfinhos + Señor Frog’s
17º Dia – Retorno
Tentamos encaixar o máximo de atrações possíveis no tempo que tínhamos. Porém, é preciso ter muito pique para seguir este roteiro. Saíamos cedo e voltávamos tarde todos os dias, muito cansados. O ideal seria intercalar com mais alguns dias de descanso.
Transporte Aéreo
Sempre começamos o planejamento pelas passagens aéreas. Uma busca no Google Flights indicou a American Airlines como a opção mais vantajosa. O voo sairia da nossa cidade para Congonhas, onde trocaríamos para Guarulhos num voo direto para Orlando. A volta seria um pouquinho mais demorada, mas o custo valia a pena.
Neste post, relatamos como foi utilizar o serviço de transporte entre os aeroportos de Congonhas e Guarulhos oferecido pela LATAM.
Estadia
O segundo item, foi a escolha e reserva dos hotéis. Encontramos as melhores ofertas no site Hoteis.com. Tudo ocorreu conforme planejado.
Os hotéis da Disney, oferecem vários benefícios aos seus hóspedes e tem opções para todos os bolsos. Fizemos questão de nos hospedar por lá durante o período que frequentaríamos os parques do complexo. Saiba neste post as comodidades que tiramos maior proveito.

Ficamos hospedados no Disney’s All Star Music Resort, um dos hotéis da categoria econômica, com excelente relação custo-benefício. Leia aqui nossa avaliação.
Durante nossa visita aos parques Universal e Sea World, optamos pelo hotel staySky Suites I-Drive Orlando, localizado bem perto dessas atrações. Saiba como foi nossa estadia neste hotel, clicando aqui.
No México, nossa estadia também foi dividida em duas etapas. Nos primeiros dias, quando visitamos os parques Xcaret, Xel-há e as ruínas de Tulum e Chichén Itzá, nos hospedamos em Playa del Carmen por conta da proximidade com estes locais. Outro motivo que nos influenciou nesta escolha foi o custo, pois também é muito mais barato hospedar-se na cidade vizinha do que na badalada Cancún. Optamos por um apartamento, o Casa Fausta. Neste post descrevemos como foi nossa experiência.
Para finalizar a viagem em grande estilo, nos hospedamos no Krystal Cancun, na zona hoteleira. O edifício fica de frente para o mar e mais perto das últimas atrações do roteiro: o nado com golfinhos em Isla Mujeres e a boate Coco Bongo. Leia nosso relato sobre como foi nossa hospedagem neste hotel.
Ingressos
A maioria dos ingressos para os parques e atrações foram adquiridos pelo site Bestday.com.br. Foi a opção mais econômica, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes sem juros e pagamento em reais, portanto, sem risco de variação cambial no fechamento da fatura do cartão. Além disso, naquela época, havia um cupom que concedia um desconto extra de 10%. Apesar de não encontrar muita informação sobre a empresa na internet, nos deram todo o suporte necessário e tudo ocorreu conforme planejado.
Nosso roteiro incluía os principais parques da Disney (Magic Kingdon, Hollywood Studios, Animal Kingdon e Epcot), então, optamos pelo pacote “Magia a sua Maneira” para quatro dias de parque. Há vários combos de ingressos, que variam de acordo com a quantidade de dias, inclusive com a opção Park Hopper, que permite a visita de mais de um parque na mesma data. O nosso pacote era um dos mais enxutos.
Após concluir o pedido, entramos em contato com a empresa por telefone e nos enviaram o ingresso com o número de confirmação por e-mail. Esse número é necessário para vincular os ingressos ao My Disney Experience, serviço de planejamento de viagem que a Disney oferece aos seus visitantes.
Para curtir a Universal, adquirimos o “3 Park Explorer Ticket”, ingresso que permite 14 dias consecutivos de acesso ilimitado aos parques: Universal Studios, Universal Islands of Adventure e Universal’s Volcano Bay, incluindo o Universal CityWalk.

Como em setembro, os parques já estão em clima de Halloween, não poderíamos deixar de visitar uma das festas mais famosas da cidade, quiçá do país, o Universal Halloween Horror Nights. Na época da nossa visita, o site oficial do evento, em parceria com a Coca-Cola, oferecia desconto na compra dos ingressos para quem digitasse o código de barras do produto americano. Não foi difícil encontrar o código na internet e garantir os passaportes para o evento pelo valor promocional.
Não diferente dos demais parques, o SeaWorld também oferece diferentes pacotes de acordo com a quantidade de parques que deseja visitar. Nossa opção foi o Single-Park Ticket, que proporciona um dia de acesso ao parque da famosa baleia Shamu.
Para a segunda parte da viagem, adquirimos o combo Xel-Há e X-caret Plus por um preço único. Ambos ofereciam alimentação inclusa, entre outras regalias. A admissão ao Coco Bongo, para pista, também dava direito a open bar de bebidas nacionais (cerveja, vinho, vodka, whisky, tequila e rum mexicanos, além de sucos, refrigerantes e água).
Para realizar o nado com golfinhos, escolhemos o Dolphin Discovery de Isla Mujeres, que nos pareceu oferecer as melhores condições aos animais, uma vez que os tanques ficam dentro do mar, não em piscinas, como na maioria dos parques. Adquirimos o pacote Dolphin Discovery Royal Swim VIP, no site da própria empresa, com 50% de desconto, devido a antecedência. Neste ingresso já estava incluído a travessia para Isla Mujeres, almoço, open bar, clube de praia (armários, chuveiros, piscina) entre outros. Tivemos um problema sério com a empresa na hora de usufruir dos serviços prometidos. O relato estará disponível em breve, num post dedicado a esta atividade.
Transporte Terrestre
Nos primeiros dias da viagem, contamos com o eficiente serviço de transporte da Disney. Nos dias seguintes optamos pela hospedagem próxima aos demais parques, shoppings e supermercados. O hotel escolhido nesta etapa dispunha de transporte para os parques, mas em horários limitados. Para utilizá-los, era preciso comunicar com um dia de antecedência. Como não usufruímos desse serviço, não podemos opinar. Usamos o Uber na maior parte do tempo.

Alugamos um veículo somente para o dia em que faríamos a troca de hotéis, também dedicado à visita aos Outlets. Efetivamos a reserva pelo site Rentcars.com, e seguimos a excelente dica do blog Vai Pra Disney?, alugando o carro pela Alamo localizada no Disney Car Care Center para devolução na unidade da International Drive, próximo ao nosso segundo hotel. Efetuamos a reserva para um sedan, com direito a upgrade na retirada. Saímos de lá num Jeep Wrangler, “like a boss”.😎
Para nossa locomoção em Cancún reservamos um veículo pelo site Holiday Autos, para retirada na empresa FireFLy. Foi uma das piores experiências que já tivemos. Leia o relato neste post.
Chip de Celular
Sabemos que usar o roaming internacional ofertado pelas operadoras brasileiras custa uma fortuna e isso estava fora de cogitação.
Quando viajamos para a Europa, compramos o chip de uma operadora local e tudo funcionou perfeitamente. Decidimos fazer desta forma novamente, por ser a opção mais econômica.

A intenção era adquirir o chip já no primeiro dia da viagem, porém, com os atrasos no aeroporto e a programação apertada, passamos os primeiros dias somente com o Wi-Fi dos parques e do hotel, que funcionavam muito bem, por sinal.
Existem no Brasil algumas empresas que comercializam chip de celular internacional com diferentes pacotes, de acordo com o seu destino e tempo de permanência. Você compra o chip com antecedência, recebe em casa e já está apto a utilizá-lo, sem desperdiçar seu tempo com isso durante a viagem. Nunca utilizamos este serviço, mas certamente optaremos por ele na próxima vez, por conta da comodidade.
Acabamos adquirimos um plano na operadora T-mobile já com o roaming internacional incluso, por U$ 55,00 + taxas. Saiba como foi nossa experiência com a operadora neste post.
Seguro Viagem
Embora para nenhum dos destinos seja obrigatório o seguro viagem, este é um item muito importante, que deve ser levado em consideração. Imprevistos podem ocorrer e, estar desamparado nesses momentos, pode ser desesperador.

Contratamos o serviço da Bradesco Seguros, que ofereceu o melhor custo-benefício. Felizmente, não precisamos utilizá-lo.
O site Melhores Destinos, fez uma publicação com 15 Dicas sobre Seguro de Viagem: O que você precisa saber na hora de viajar.
Dois Pesos, Duas Medidas
Orlando e Cancún estão entre os destinos mais visitados do planeta. Podemos dizer que tivemos experiências bem diferentes em cada um deles. Enquanto Orlando foi um verdadeiro sonho, superando (e muito!) todas as nossas expectativas, tivemos vários imprevistos no México. Existe mesmo um abismo gigante entre os dois países. Situação que percebemos no momento em que aterrissamos no aeroporto do país vizinho (que sequer tinha sinal free de Wi-Fi). Nem parecia a mesma viagem, um verdadeiro choque de realidade, mas que nos ensinou várias lições.
Vamos detalhar como foi cada uma dessas experiências de forma separada, para facilitar o seu entendimento e garantir que possa obter as melhores dicas para o seu destino, seja ele Orlando ou México. Anotamos tudo. Tudo mesmo! Justamente para compartilhar aqui todas as dificuldades e facilidades que encontramos por lá. Dicas preciosas e que podem fazer muita diferença no planejamento da sua viagem.